21 de maio de 2011

História do 4° BIB - Batalhão de Infantaria e Blindados

4º BIB – Tradição
  
O 4º BIB "Regimento Raposo Tavares" tem sua origem no dia 03 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, nas Companhia de Dragões (CAV) e Companhia de Leais Cuiabanas, do Mato Grosso. Após sucessivas transformações, foi denominado, também, como 4º Corpo de Artilharia de Posição, 2º Corpo de Artilharia de Posição, 5º Batalhão de Artilharia a pé e 2º Batalhão de Fuzileiros.

Já em princípios do Séc. XX, agora chamado de 2º Batalhão de Infantaria, incorporou as tropas não menos conhecidas dos 39º, 27º e 34º Batalhões de Infantaria, dando origem aos 10º Btl / 4º RI (2º BI), 11º Btl / 4º RI (39º BI) e 12º Btl / 4º RI (27º e 34º), células formadoras do 4º REGIMENTO DE INFANTARIA, inicialmente sediado em Curitiba, no Paraná.

Suas unidades formadoras traziam em sua bagagem as mais imponentes tradições guerreiras, com destaque para as ações de Farrapos, Passo do Rosário, Caií, Uruguaiana, Tala Corá, Passo da Pátria, Passo Cidra, Tuiti, Punta Naró, Carapá, Curupaiti, Tayí, Potrero Obella, Avahy, Lomas Valentinas, Acosta, Piribebuí, Caraguataí, Campo Grande, Cerro Corá, Canudos e Contestado.

Em 1919, o 4º RI foi desmembrado em três Batalhões, os quais foram transferidos para as terras paulistas de Araraquara e São Carlos.

Em 1923, já em QUITAÚNA, o 4º RI incorporou tropas do 4º Batalhão de Caçadores, que teve, como antecessores, o 43º Batalhão de Caçadores, o 15º Regimento de Infantaria, o 19º Batalhão de Infantaria, o 19º Batalhão de Caçadores, o Batalhão de Caçadores da Guarnição de Mato Grosso, o Corpo Fixo de Caçadores, o Batalhão de Caçadores Provisório de Mato Grosso, e o Corpo de Ligeiros de Mato Grosso (este último teve origem em duas organizações militares, a Companhia de Pedestres de Mato Grosso, criada em 30 de agosto de 1831, e a Legião do Mato Grosso, de 22 de janeiro de 1818, que havia sido formada pelas Companhias de Dragões (Cavalaria) e Leais Cuiabanos (Infantes), cujas datas de criação não são conhecidas, por atingirem um período oitocentista.

No século XX, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da 2ª Guerra Mundial e da Revolução Democrática de 31 de Março de 1964, e forneceu contingentes para Forças de Paz da ONU nas missões de Suez, no Egito, e de São Domingos, na América Central.

Em 1972, o 4º Regimento de Infantaria foi transformado em 4º Batalhão de Infantaria Blindado, tornando-se guardião das tradições guerreiras daquele Regimento, de seu estandarte histórico e do nome de seu patrono.

O Aquartelamento de Duque de Caxias, sede atual do 4º BIB, foi construído nos anos de 1921/22, em Quitaúna, durante o Ministério de Pandiá Calógeras, Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, em terras outrora pertencentes ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares.

Endereço: Avenida dos Autonomistas, s/n
Bairro: Quitauna - Cidade: Osasco - UF: SP
CEP: 06194-060 - Telefone: (11) 3608-7645/4511/4522 



Apreciem com moderação...


















Dê um click na imagem para ampliar.

SD FILHO 1063...

227 comentários:

  1. fui boina preta sd junio 568 turma de 1998
    fuzileiro blindado do 2° pel da 2ª cia
    e tenho muito orgulho disso.
    e nunca se esqueça que meu corração blindado a essa terra verde e amarela pertence.
    e que boina preta ei de ser nem que tenha que morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. servi de 1994 a 2003 - Cb Claudio Silva - 3 Cia Fzo Bld e CCAp

      Excluir
    2. Também servi de 1994 a 2003 Cb Moraes CCSv e CCAP que tempo bom em Cláudio pena que o EB não valorizou nossos 09 anos de ótimos serviços prestados. Faça contato comigo continuo morando em Bauru -SP, meu e-mail é arueiraforte@yahoo.com.br ( celular: 14 - 99117 8538 ).

      Excluir
    3. CB Moraes (S2), CB Claudio Silva (S4) e CB Adriano (Morteiro Pesado)... aqui é o CB Héber (S4), tive a satisfação de conhecê-los e trabalhar junto com vocês no período de 1997 a 2004. Grande abraço!

      Excluir
    4. Puts, CB Claudio Silva seu mocorongo, por aki CB Mailton lembra trabalhei junto com o Cap Pena, num me lembro de mtos mas de vc S4 lembrei estou a procura do Maj Pena sabe por onde ela anda tu akredita, meu mlk ta indo pro CPOR em 2016 to ficando vovozinho kkkkk um abraço. Karakas meu qto tempo ainda choro de sds do 4º BIB, E de tudo se arrependimento matasse.

      Excluir
    5. Mailtonnnn, meu fone 11 97327 5382

      Excluir
    6. O maj pena é cel agora é até a aultima vez que estive do Cambuci ele era chefe da 2°icefex no Cambuci....

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. è isso mesmo , gostei SD SOARES ¨576 -1ªCia Operacional-1975

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sou SD Taha. 1ª Companhia Operacional 1975. E-mail: tahabrasil@gmail.com

      Excluir
    2. Valdemar - Sd- 430-Pelopes8 de dezembro de 2015 às 20:04

      Soldado,quanto tempo e quantas recordações, Tenente Campelo,Capitão Sampaio Couto,e os eternos companheiros,uma vez Soldado e Infante,sempre o mesmo.

      Excluir
  3. BOA TARDE FILHO, TUDO BEM? ESTAREMOS NOS REUNINDO DIA 24 NOVEMBRO EM SANTANA DO PARNAIBA SE ESTIVER A FIM ENTRE EM CONTATO. SD STETER 1ª CIA 1.983/CIA.COMANDO 1.983

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Estou interessado nesse encontro, é possivel maiores detalhes.

      Edson Wagner.
      Barueri SP.

      Sd. 840/Wagner, Cia Cmdo.
      1984, Tenente Graziano/ Ten Cel infante. Abraão.

      Excluir
    2. Bom dia.
      Sd Gouveia 383 1 cia de 1993,sinto saudades até hoje,pra mim parece que foi ontem.
      Por favor entrem em contato marcelogouveia382@gmail.com

      Excluir
  4. servir em 2003 fui um boina preta;pelopes,as vezes fico mim perguntando prq 4 bil velhos tempos q se formavam soldados

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo anônimo, não consegui entender seu comentário.

    ResponderExcluir
  6. o que eu estou tentantando dizer é que a formaçao de hoje é diferente de 10 anos atrás ,hoje o soldado faz o q quer queria ver se fosse o 4bib .valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flexão, pulinho de galo, canguru, sapuru, cabeçada na porta, grita pela mãe miserável (INFANTARIA), frente pra direita!, frente pra esquerda!, frente pra frente!, corridinha mixuruca. que não dá nem pra cansar, eu aqui nesse passinho, volta ao mundo quero dar (essa canção era cantada correndo no acostamento da castelo branco em direção à Osasco - educação física básica digna de um Infante), e por aih vai... Ô saudades de um ralinho... Conscras malditos... Quantas saudades bisonhos.

      Excluir
    2. Concordo com vc(sd Silveira 2° cia 1989) queria ver se fosse o 4º BIB,aimda mais com sgt Ricardo Sangue no Zoio.

      Excluir
    3. martins que bons tempos,turma de 1977

      Excluir
    4. martins,1 compania,boina preta,pelopes,

      Excluir
    5. Entrei aqui sem querer numa busca descompromissada e me deparei com tanta coisa que me fez recordar os bons (e difíceis) tempos de caserna.
      Eu fui da turma de 1991, Pelopes, com o Sgt Ricardo no encalço, o bicho era o cão! Ten. Edgar era gente boa, atleta do EB e um dedicado auxiliador dos soldados. Paguei muito correndo em volta da caixa d´água. kkk...
      Pelo que andei vendo, hoje os soldados estão muito moles e o preparo deles nem em sonho é parecido com o que era dado a 20 anos atrás.
      Boinas pretas não morrem, vão pro inferno pra atormentar o diabo!
      Abraços

      Excluir
    6. Pô lendo isso fiquei com a maior saudade, bons tempos, guarda 2 segundo horáriokkkkkkkkkk soldado Paulo 2 cia pelopes 89

      Excluir
    7. SOLDADO Sousa Neto ccs turma de 1991, lembro de todos eles e tinha o sub tenente etangueira que era uma pedra no sapato

      Excluir
  7. Fui infante no saudoso 4º RI (quarto regimento de infantaria) no ano de 1963 e alguns meses de 1964
    Fui 1º fuzileiro do 1º GC do 3º Pelotão da 5ª Cia.

    Não tenho muitas fotos da epoca, caso alguem saiba se no arquivo do Regimento (fotografo) tem ainda fotos da unidada (turma) de 1963 peço a gentileza de me avisar, pois gostaria de adquiri-las.

    agradeço a atenção

    ex-soldado Kohlmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui bibliotecário do 4° BIB e peguei nas mãos diversos álbuns contando as ditas fotos. Visite o infelizmente 4°BIL e informe-se sobre visita à biblioteca e lá execute pesquisa, isso é se eles do Bil já não deu cabo de nossas doces lembranças. Boa Sorte amigo...
      Abraços...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. fui um dos ultimos boina preta em 2.004,com muito orgulho.na infantaria não entra quem quer,so quem pode ja é tradição,na infantaria quem cai cai de pé e logo se levanta pela vibracão.4BIB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sd 780 Claudemir do Nascimento Francisco3 de maio de 2013 às 07:37

      Sd 780 Claudemir da 2cia da turma 2004 eu também sou um dos últimos dos boinas Pretas . Eu não sei seu nome companheiro. Mas. Ralamos na mesma época e não recebi nada de lembrança. Se você tiver aquele DVD-R que alguns companheiros receberam. Por favor entreccontato com "getulio.bfrancisco@hotmail.com"ou "nascimento.franc@hotmail.com" SEMPRE PRONTA!!!!!!! !!

      Excluir
    2. BOA TARDE COMPANHEIRO CLAUDEMIR
      SATISFAÇÃO EM VER SEU COMENTÁRIO POIS A LEMBRANÇAS QUE FICAM PARA SEMPRE SÓ QUEM SERVIU SABE COMO É ME ADICIONA NO FACE ANDRE LUIZ MATOS DE OLIVEIRA EU ERA DA 2CIA TBM..
      SD774 MATOS.
      ESTOU PROCURANDO TODOS QUE SERVIRAM EM NOSSA EPOCA

      Excluir
  9. sd 1536 ailton servi em 1980 cia de serviço cherife do po o sargeto reponçavel na epoca 1 sg ivanildo tempo de ralo mais tenho boas e a melhores recordações da epoca. que não lebra do toque de recolher, direita, esquerda,apresentar armas... Ainda tenho a boina preta guardada ate hoje, tambem tenho farda de passeo e a farda de estrução.... Um abraço para todos os INFANTES. LEMBRA DA FRASE.os melhores são apenas bom para infantaria ... um abraço.

    ResponderExcluir
  10. muitas sudade... dos amigos e companheiro de fardas, 2COMP DE FUZ BLD. Cb 499 ano 1.997 faca na caveira. ensinamento que vou levar para tumba.

    ResponderExcluir
  11. SD 780. Claudemir do nascimento francisco3 de maio de 2013 às 07:23

    Meu nome é Claudemir. Um dos ultimos dos boinas preta da 2 cia da turma. de 2004 e tenho muita saudade daquela ralação, porém. Tenho apenas fotos daquela época, pois a fita que. Recebi não. Tinha nada gravado , porem teve aguns companheiros que receberam um DVD-R. Por isso. Se tiver algum companheiro. Da. 2cia que tenha. Esse DVD-R , entre em contato com "getulio.bfrancisco@hotmail.com " ou" nascimento.franc@hotmail.com" até porque todos se lembram do. Nosso " SEMPRE PRONTA!!!!!!!! SEMPRE PRONTA!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui tbm uns dos ultimos boinas pretas , de orgulho 2004 C.C.A.P Sd . Patez 676

      Excluir
  12. Sd 483 Veronese turma de 1993 guardo ótimas recordações de meus amigos os quais fiz durante as instruções e campos e guardo até hj minha boina preta e meu brasão de um dos melhores batalhões das forças armadas q já existiu. Os melhores são apenas bons para a Infantaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala veronese meu irmão aqui e o sd 412 EMERSON 2 cia bons tempos boas amizades muita ralação saudades me encontre no facebook certo procure emerson jesus nunes abraço

      Excluir
    2. Fala veronese servimos juntos.
      Sou o SD 468 Baccarelli. Servimos na 2ª cia.
      Vamos tentar encontrar a turma ? Mande notícias. Abs.

      Excluir
    3. Baccarelli e veronese lembra de mim cb liria op radio nb 92 pelopes

      Excluir
    4. Baccarelli e veronese lembra de mim cb liria op radio nb 92 pelopes

      Excluir
    5. E ai Liria!! Cara sou o Pinheiro. Servi contigo em 92 na 2a. CIA. Eu era da Sargenteação. Lembra? Me procura ai no Face. Ricardo Pinheiro de Guarulhos.
      Abração

      Excluir
    6. Sd. 458 Pinheiro - 2a. Cia - email: luthavi@yahoo.com.br. "Boina preta eu hei de ser, nem que eu tenha que morrer" kkk

      Excluir
    7. E ai Liria!! Cara sou o Pinheiro. Servi contigo em 92 na 2a. CIA. Eu era da Sargenteação. Lembra? Me procura ai no Face. Ricardo Pinheiro de Guarulhos.
      Abração

      Excluir
    8. E ai filhão cabo bueno 2 cia 1993 ,veronese ,baccarelli me recordo destes nomes

      Excluir
  13. muitas saudades servi nesta unidade em 1992 sou soldado matos 337 agora soldado de Cristo Deus abencoe a todos

    ResponderExcluir
  14. Soldado Góes servi em 1980 bons tempos do trem militar, fui nb e morávamos demais os conscritos

    L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Góes, vc foi da 2° CIA ?
      Se sim provavelmente vc se lembra do soldado Kanno.
      Abraços, dê noticias do pessoal da turma.

      Excluir
  15. saudades sou soldado 337 matos 1 compania de fuzileiros blindados

    ResponderExcluir
  16. Fui Soldado 2396 -Tondin CCSv. 4º Regimento de Infantaria- Quitauna- SP. turma 1.958
    Cel. Comte. Euryale de Jesus Zerbini-Sub.Comte Nathanael Ferreira da Cunha. Chefe da Sec. Mob.- Ten. Antonio do Amaral Biavatti
    Saudades dos meus amigos Cb. Américo Csengeri Neto, Sd. Antonio Miguel Zullo e Sd. Miguel Fortes.
    Comte. da CCSv. Cap. Josué de Figueiredo Evangelista.

    ResponderExcluir
  17. turma boa de 1977 , barros , martins , harumi . canuto e a tranqueira do espannenbergue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de rever pessoal da 3 CIA , DE 1977 /4 BIB ,meu nome Luiz Carlos da Silva . soldado carlos . meu email - sluizcarlosdasilva@rocketmail.com.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. michel eu servi no 4 bib de 1995 1996 na 3 cia ten.eguchi,ten,ulisses se lembra entra em contato alisontricolor@hotmail.com eu era soldado alison.

      Excluir
    2. Lembro de vc parceiro

      Excluir
  20. Servi em 1995, SD OLIVEIRA 2º CIA PANTERA,servi com o Tenente Egushi,SGT NARDONI, SÓ OS LOUCOS... SAUDADES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. po sd oliveira servi de 95 a 96 eu sd alison se recordar entra em contato alisontricolor@hotmail.com

      Excluir
    2. Eu sou soldado virginio 414 da 2 cia do primeiro pelotao

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Sd. Filho, Bombeiro Oswaldo, gostaria de inserir algumas fotos minha, é possível.

    No aguardo, Sd. 840 Wagner Cia Cmdo.

    ResponderExcluir
  22. Wagner, me envie as fotos que eu insiro: e-mail: oswaldo.spf@gmail.com

    Abraços...

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de publicar algumas fotos da Turma de 1997 3 Cia de Fuzileiros, me diga como, abraços SD610 M.ALMEIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os infantes do velho Bibão temos uma pagina no face chamado de Boinas pretas e la tudo que se refere ao 4ºBIB pode ser postado la, meu email garcialostic@gmail.com

      Excluir
    2. Lembra do José. Do segundo pelotão

      Excluir
    3. Lembra do José. Do segundo pelotão

      Excluir
  24. SD DE MOURA ano de 1999 3°CIA FZO BLD aos comando do TEN ULISSES / MAJ FRANCO / CEL MORACO ... AOS INTERESSADOS FIZ UMA MONTAGENS DE FOTOS DAQUELA ÉPOCA NO YOUTUBE É SÓ DIGITAR 3companhia4bib ... BLZ PARA MATAREM A SAUDADES ...E TEM NO FACEBOOK TAMBEM...É 4BIB causa ...É UMA COMUNIDADE NÃO FEITA POR MIM MAIS É MUITO BOM LA...BLZ COMBATENTES...

    ResponderExcluir
  25. SOU O SD 1093 FERNANDES CIA. DE COMANDO TURMA DE 1980, ESTAVA NAVEGANDO NA INTERNET, QUANDO ENCONTREI ESTE SITE E FIQUEI MUITO FELIZ EM TER ENCONTRADO OS MEUS IRMAOS BOINAS PRETAS DO 4 BIB.

    ResponderExcluir
  26. SOU O SD 1093 FERNANDES CIA. DE COMANDO TURMA DE 1980, ESTAVA NAVEGANDO NA INTERNET, QUANDO ENCONTREI ESTE SITE E FIQUEI MUITO FELIZ EM TER ENCONTRADO OS MEUS IRMAOS BOINAS PRETAS DO 4 BIB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ FERNANDES , LEMBRA DO SD. PINHEIRO 1300, TBEM SOU DE 80 1 CIA DE CMDOS ESTOU MUITO FELIZ DE TE ENCONTRAR, EU ERA MUITO ALTERADO , TEN. NERI CANSOU DE ME GUARDAR, POR 30 DIAS ERA PELO BI OU ERA PELA CIA , EU JA ESTAVA ACOSTUMADO . ERA EU CARDOSO E MENESES TENHO MUITO ORGULHO DE TER SIDO INFANTE E FAZER PARTE DESTA HISTORIA ETERNA. MEU IMAIL; JORGETITANIC@HOTMAIL.COM. POR FAVOR MANDEN SEUS CONTATOS PRECISO DE VCS. HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO, SOU APOSENTADO, E TENHO UMA FAMILIA LINDA , FIQUEI MUITO TRISTE DE SABER DO FALECIMENTO DO TEN. PALMERI , PESAMOS PARA O SEU SOBRINHO. AGUARDO; SD. PINHEIRO.

      Excluir
    2. Grande Fernandez, sou o Sd 1127 Vicente companhia de comando, pelotão de comando turma de 1980 , era conhecido como Coruja lembra?

      Excluir
    3. Grande Fernandez, sou o Sd 1127 Vicente companhia de comando, pelotão de comando turma de 1980 , era conhecido como Coruja lembra?

      Excluir
    4. lembro de vocês Fernandes e Vicente sou sd Dorival rancheiro cia comando cap cooper,ten omar sgt reinaldo cb arnone bons tempos obs o face e do meu filho

      Excluir
  27. FALA GUERREIROS!!!
    AQUI É O SD PEREZ, NB 90!
    PERTENCIA A 3ª Cia. NO EXTINTO 4° BIB
    NA ÉPOCA O COMANDANTE DA CIA. ÈRA O TENENTE FILLIETAZ!...DO BATALHÃO, CORONEL DELAJE.
    Vagner.garcia.perez@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SD Eli - 1º pel - Ten Gonsalves 1990

      Excluir
    2. Sd eli aqui e o sd rodelli 3cia 2pel 1991 ten gonsalves ten fillietaz um bom comandante nao manda comanda.

      Excluir
    3. Gostaria de saber se alguém tem noticias do ten Gonçalves, se tiver por favor mandem o contato para este e-mail,(elaine-adm13@hotmail.com ) aos cuidados da sr, Adriana Ramos

      Excluir
    4. Olá. Sou o soldado Ribeiro. 4BIB 3 Cia 1Pel turma 91. Tambem tive o prazer de servir com o ten Gonçalves, o Gonça kkk. Comandante da Companhia na época Ten Filiettaz

      Excluir
  28. Soldado 640 João 1ª CIA 1º Pelotão em 79...Em busca dos amigos perdidos...Ja encontrei alguns no FACEBOOK .. grande abraço todos e em especial a quem com carinho se dedica a manter esse BLOG... Apresente-se soldados! (no facebook - joaocruz barbearia 3 de maio)

    ResponderExcluir
  29. Soldado 645 - LUCCAS - 2ª cia de Fzo do 4º BIB turma de 1973, estou tentando encontrar amigos que serviram comigo nessa data, contato - marmorariaibram@hotmail.com- e moacir luccas facebook ok obrigado

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde infantes Do 4 BiB A Lenda ,Abraços a todos aqui quem fala 510 Marques Cia -FZO-BLD Saudades gostaria de Resgatar Minhas
    Fotos Abraco Os Melhores São Apenas Bons Para Infantaria!! Avelino ,Dias, Teixera,Cachorrao,Animal Trash!Zenildo,e por ai vai Pompeu!!

    ResponderExcluir
  31. Saudades Amigos que jamais esquecerei!!!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. CB ELI - 3ª CIA
    Saudades dos amigos e do PMT

    ResponderExcluir
  34. Servi, na 1ª Cia operacional, 1975, Sd.587 Cabrera, a marca que ficou foi o companheirismo, e a emoção, da saudade, do grupo, missão cumprida, sempre com um objetivo, lealdade. alguns soldados, como Perrota, Nelson, Oswaldo, Adelino, Epaminondas,Flavio,Noe, Aloisio,Bonani , Cabo Horácio, Sgt. Edmundo, Ten.Jeferson, é muito legal ainda ter este momento de juventude na memoria e no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabrera servi ai no 4ºBIB 1ªCia Operacional SdEB 702 Soares em 1974 sai em dezembro de 1974 deixei muitos amigos na época tinha o cb Dias cb Pedro que faleceu na dutra em 1975 me recordo do Sgto Edmundo éra do meu pelotão ten. Berard ten Guerreiro, nunca mais soube noticias e nem consegui encontrar os amigos que la serviu nesta época. mas ainda tenho esperança de um dia encontrar pelo menos alguns deles abco.
      hj sou Reformado da PMESP onde servi 30 anos.

      Excluir
    2. Como vai Cabrera,sou o Soldado Soares 576 1ª cia de 1975 servi com vc eu erado 2º pelotão Tenente Felix lembra?
      Vc tem ido nas reuniões que de vez em quando acontece?,Fui em uma encontrei varios infantes lá como o perrota, alvaro, saito, jesus, chaves e muitos outros

      Excluir
  35. cb joaquim 2 cia melhor guarda do btl saudades daquela epoca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cb joaquim , eu servi no 4º BIB em 1973 ,Sd LUCCAS nº 645 na 2ª companhia e havia o cabo Joaquim que era do Pelotão de transportes era voçe? se for me mande um email "marmorariaibram@hotmail.com".

      Excluir
    2. sou cb joaquim sim mas da turma de 92 ainda nativa amigo abracos...

      Excluir
    3. JOAQUIMMMM!!!!!!!, vc ainda ta no BIB????,,,,aqui Cb Claudio Silva - 4ª Seção..ABssss...claudiodomingos2005@ig.com.br....e meu email....

      Excluir
    4. Tudo bom cb Joaquim lembra de mim virginio da 2 cia do ano de 95 fiz ombro arma com a vassoura quando o cabo Ximenes estava conduzindo a tropa lembra Abraços a todos

      Excluir
    5. Olá Pessoal !!!
      Sou o Soldado 665 Junior, servi nesta Cia e gostaria de manter contato com os amigos, Um abraço a todos ... rumei76@ig.com.br

      Excluir
  36. fui sd da 2ºcia de 97 cade meus amigos gostaria de reencontra-los e também enviar algumas fotos raras porque vocês amigos merecem o bib é como os boinas pretas não morrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é VC guerreiro?
      Eu sou o SD Ferreira 536 também conhecido como galo da turma de 97, 2 cia, 3 pel.
      Situação das facadas na guarda estação rádio em março de 98, lembra?

      Excluir
    2. Quem é VC guerreiro?
      Eu sou o SD Ferreira 536 também conhecido como galo da turma de 97, 2 cia, 3 pel.
      Situação das facadas na guarda estação rádio em março de 98, lembra?

      Excluir
  37. Sd 614 - Machado - servi na 1° Cia Operacional em 1975

    ResponderExcluir
  38. sd alison servi de 95 a 97 3 cia fzo bldo,ten.egushi,ten.ulisses se tiver alguém ai entra em contato alisontricolor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. hurra!!!! fuzileiros do exercito brasileiro, um abraço a turma de 1991 do 9 bimtz regimento tuiuti bons tempos e uma vez pelopeiro sempre caveira !!!!! sd 1006 vieira 1 cia pelopes

    ResponderExcluir
  40. E ai cambada de Ex-fuzileiros. Fui soldado do 4ºBIB, 1ª CIA em 2000, Boina preta, atirador de ponto cinquenta. Eita tempo bom que não volta mais. Capitão Alves souza e Cia completa de aspirante, tenente, sargentos e cabos, sangue no zóio. Só operação sinistra nas redondezas de Osasco e na academia militar dos agulhas negras.
    Abraços a todos os infantes e não se esqueçam "os melhores são apenas bons para a infantaria". O infante quando cai, cai de Pé.

    ResponderExcluir
  41. E ai cambada de Ex-fuzileiros. Fui soldado do 4ºBIB, 1ª CIA em 2000, Boina preta, atirador de ponto cinquenta. Eita tempo bom que não volta mais. Capitão Alves souza e Cia completa de aspirante, tenente, sargentos e cabos, sangue no zóio. Só operação sinistra nas redondezas de Osasco e na academia militar dos agulhas negras.
    Abraços a todos os infantes e não se esqueçam "os melhores são apenas bons para a infantaria". O infante quando cai, cai de Pé.

    ResponderExcluir
  42. ola a todos do ano 92;sd:451 Antônio da 2 cia pelotão de apoio atirador metralhadora mag .

    ResponderExcluir
  43. OLÁ PESSOAL INFANTE, SERVI EM 1984 NA 3ª CIA E TRABALHAVA NA 4ª CESSÃO JUNT COM O CAPTÃO GUERREIRO, SGT URTADO Etc..SAUDADES DAQUELE TEMPO. MOTTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai motta, ve se nao foge no natal abraço sd ricardo sgtte

      Excluir
  44. Sd liria 470 92 bons tempos .cade os cara sumiram todos sao estes os guerreiros.sds.gimenes leite garcia campelo capoalola claudio luiz marcolino silva ortiz marcio pinheiro .... to no face marcelo liria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iaii amigo sd joaquim kkkkk lembra de min liga aqui gabinete 36087645 abraco...

      Excluir
  45. CB CLAUDIO SILVA - ANO 1994 ATE 2003 - 3ª CIA FZO BLD , CCSv, CCAp, TRABALHAVA NO S4, NOVE ANOS DE EB....MUITOS COMPANHEIROS, claudiodomingos2005@ig.com.br.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá servi em 94 ccsv sd.costa - o sargento Guedes e tenente SILVESTRE que figuras saldades tenho um grupo no zap com 48 integrantes...,maxcosta705@gmail.com

      Excluir
  46. SOLDADO ARILTON DE SOUZA, SERVI NA CIA DE COMANDO NA CLASSE DE 1977, TENHO SAUDADE DOS COMPANHEIROS E AMIGOS.

    ResponderExcluir
  47. SOLDADO BURITI 1997, 3º CIA 2º pelotão, também tenho saudades dos companheiros e amigos, época boa que não volta mais.

    ResponderExcluir
  48. SD 397 Rodrigues 93 um grande abraço a todos os irmãos boinas pretas do BIBI que Deus esteja sempre connosco*******************

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde aos caros amigos!!meu nome é Abilio servi no 4º BIB no ano de 1999 sd Abilio 2º Cia de fzo bld o Cmt da 2º Cia 1º ten Aristoteles.Na minha concepção o exército nao somente ensina o homem a guerrear, mas como também influencia na conduta e valores da vida como o respeito,hieraquia,disciplina,companherismo entre outras finalidades, e prepara de certa forma para formação de um homem de principios e valores além de agir direta ou indiretamente na conduta como Cidadão....resumindo o exército é uma escola da vida onde o que apredemos hoje sera ultilizado no amãnha e servira como auxilio em muitas das situações da vida no nosso dia a dia!!pois a vida em si ja é uma apredizagem...Deixo aqui meu respeito e admiração por todos aqueles que dedicaram com esforço e sacrificio para servirem e os que estão servindo nosso querido exército brasileiro,um grande abraço fraterno e obrigado. “Guerras vão e vem, mas os soldados são eternos.”
    abilio.bombeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Boa Noite sou Sd 1593 servi em 1989 1º Pel 3º Cia de Fzo Blindado, ano que tive o a honra de esta entre esse fuzileiros que orgulho de ser um deles.

    ResponderExcluir
  51. NOTICIA TRISTE, SGT GERSON, 3CIA FZO - ANOS 1994/95 - DEPOIS TRANSFERIDO PARA A BRIGADA PQD, FALECEU, VIDE LINKS ABAIXO, JA TINHA SIDO EXPULSO DO EB UNS ANOS ANTES,,,

    http://selesnafes.com/2015/01/volta-ao-crime-sequestrador-e-ex-paraquedista-do-exercito-e-preso-por-trafico/

    http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/editorias-ii/policia/item/1577-ex-sargento-preso-com-crack-morre-um-dia-apos-dar-entrada-no-iapen

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de reencontrar a turma de 1972 sou o soldado kimura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu servi na cia de Serviço BIB Tenente Sartorelli

      Excluir
    2. Bom dia ex companheiros de farda, servi na Cia de Serviços, junto com o Tenente Sartorelli, Capitão Coimbra e Ten. Coronel Metropolo.
      Soldado 863 ARANHA.
      Abraço a todos

      Excluir
  53. NO ANO EM QUE COMPLETAR 18 ANOS. Ao pessoal de 65 classe 84, lembram dessa chamada, ai vai, No ANO EM QUE COMPLETAR 50 ANOS, quem diria, uma bando de franguinhos assustados hoje Cinquentão.

    ResponderExcluir
  54. Sou 1º Ten R2 e tive a honra entre 1971, e 1973 de servir no 4º RI, como aspirante, e participar da formação do 4º BIB como 2º Ten. Como é bom ser eternamente um INFANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o soldado Massi e servi em 1971 na 2ª cia de fuzileiros

      Excluir
    2. Sou da turma de 1971 e gostaria de achar os companheiros da 2ª cia de fuzileiros, me lembro do melhor amigo soldado Luiz Horácio Catarino

      Excluir
  55. SD EDVALDO 1381 COMPANHIA DE SERVIÇOS 4º BIB QUITAUNA, ANO 1974 ENFERMEIRO.
    GOSTARIA TER CONTATO COM COLEGAS DESTA EPOCA, EM ESPECIAL MEU AMIGO CABO LAZARO, TAMBÉM ENFERMEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Servi na época que o 4º BIB tinha como comandante o Cel Póvoa no ano de 1974, meu nome de guerra era SD Coelho pertencia a cia de serviço e adido a banda de música como corneteiro. Lembro-me também que o SD Cocato também da cia de serviço adido a enfermaria. Caso queira entrar em contato meu e-mail é lincolngcoelho@hotmail.com

      Excluir
    2. meu nome de guerra éra Soares 972,tive a honra de servir no ano de 1974 na 1ªCia Operacional do 4ºBIB, na época o Cmt. éra o Cel Paulo Metropolo Dias me lembro do Ten. Berard Ten Guerreiro pessoal me diz como faço pois gostaria muito de reencotrar alguem daquela época hj sou reformado da PMESP. abco a tdos.

      Excluir
    3. Como vai Soares. Sou o Cel Guerreiro. Estou reformado. Fui Comandante do 4º BIB de janeiro de 1995 a janeiro de 1998. Moro em São Paulo, no bairro de Santa Cecília. Foi muito bom lembrar dos velhos tempos do nosso saudoso BIB. Abrs

      Excluir
    4. Boa noite cmdt., servi no BIB entre 91 e 95, fui sgt da 1 cia e o sr. foi meu último cmdt de batalhão.

      Excluir
    5. Cel. Walber Guerreiro Pinheiro, ainda lembro do senhor me comendo o toco porque passei mal em forma, dizendo que um aluno do CFC não podia passaram mal,kkkk, no final me formei 01 do CFC de 1996, muitas saudades dessa época.

      Excluir
    6. Cel. Guerreiro, sou o 2º Ten/R2 Iwata, na época Aspira, fiz estágio de instrução no 4º BIB, Cel. Metropolo, muitas lembranças boas daquela época, 1974 1ª CIA, Cap. Neves, Asp. Thenyson, Asp. Castelucci, saudoso Asp. Barros, Asp. Toshimi, Asp. Kazuo, Asp. Carvalho entre outros...Bons tempos aquele, me formei em eng. civil pela UNIBAN 2009 e arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie 1979 e trabalho concursado na ARSESP - Agencia Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, meu e-mail: luizmassuo@hotmail.com. Minha admiração e um grande abraço a todos.

      Excluir
  56. sou Daniel e servi na ccap,no tempo do coronel Adilson manjavak,comando do Capitão milher,companheiros add no zap 984526541...

    ResponderExcluir
  57. Olá, Sou o sodado 607 Natalino 3ª Cia 4º bib 1987
    Gostaria de tentar contato com os soldados da minha época.

    Meu e-mail é joelnatalino@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  58. Sd Bernardino 801 ano de 2002 2 cia Sempre Pronta.

    ResponderExcluir
  59. Servi no 4 BIB 3 CIA 1 PEL ANO DE 1992
    COMANDANTE DE CIA TEN PIRES
    COMANDANTE DO 1 PEL TEN ABUD
    SD ALMIR 542

    ResponderExcluir
  60. OLÁ INFANTES, SOU O SD. PINHEIRO 1300, SERVI EM 80 NA 1 CIA , TENHO MUITO ORGULHO DE SER PARTE DESTA HISTORIA, FUI ALTERADO, E PAGUEI POR ISSO, TOMEI ALGUMAS TRANCAS. MAIS GRAÇAS A DEUS HOJE SOU UM HOMEN DE BEM,SOU APOSENTADO E TENHO UMA FAMILIA LINDA COM ALGUNS NETOS LINDOS, GRAÇAS A MUITAS COISAS QUE LEVEI E TENHO ATÉ HOJE, APRENDI MUITO COM MEUS OFICIAS. TEN. NÉRI, CAP. VILELA, SGT. COSTA, CAB.ALVES, POR FAVOR PRECISO MUITO ENTRAR EM CONTATO COM TDS, POIS AMO VCS. CARDOSO E MENESES ME LIGAR , POIS MINHA FAMILIA SENTE MUITA FALTA DE VCS. HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO 21 2751 6551.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sd pinheiro, sou o sd sirlei, o girafinha tbm fui da 1ª cia de fzo bld ano de 80 1367 ,moro hoje em campo grande ms, olhan aqui muitas rtecordaçoes gostaria tbm de reencontrar alguns amigos dessa epoca meu email souza0561@outlook.com

      Excluir
  61. SD Justino 1751, 3 CIA, 1 Pelotão, Turma de 1973. Comandante da Cia Capitão Kyono, Tenente do pelotão Guerra e Sgt Terra. Tive a honra de seguir uma tradição militar de 4 RI e 4 B.I.B sendo um irmão, dois primos e um tio, só o meu filho que serviu no B.G e meu pai que serviu no Batalhão de caçadores. Se alguém serviu na mesma turma e quiser entrar em contato meu e-mail é jayme.cida@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Justino. Você se equivocou com o meu nome. Era Ten Guerreiro e não Ten Guerra. Fui Cmt do Batalhão entre 1995 e 1998.

      Excluir
  62. OBS.: A foto do perfil é do meu filho que serviu no Batalhão de Guarda

    ResponderExcluir
  63. SD Calixto Nº 1239 – 3 CIA – Em 1982 – Atirador da Ponto 50 – Comandante da 3ª Tenente Luiz Fernando - Tenente Almeida - Tenente Roni – Sargenteação Sargento Urtado – Um gde abraço a todos e muitas Saudades

    ResponderExcluir
  64. Servi neste Batalhão na 2º CIA em 1987. Guardo excelentes lembranças durante o tempo que passei servindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu servi em 1987 Na 2ª Cia do Capitão pio pelotão de apoio

      Excluir
  65. Boa noite sou ex sd 1123 Ferreira da turna de 1980 cia de Comando ,

    ResponderExcluir
  66. Valdemar - Sd- 430-Pelopes8 de dezembro de 2015 às 20:15

    Olá bom dia a todos,servi no 39°Bimtz,no ano de 1975,Soldado Valdemar-430-Pelopes,Tenente Campelo-1° Cia-procuro por companheiros da época, pois com certeza teremos boas recordações. Como diz a canção do Exército "Nós Somos Da Pátria a Guarda".

    ResponderExcluir
  67. Eu tive o maior prazer de estar por ai na 3 CIA em 1987 com comandando 1-TENENTE FILLIETAZ, TENENTE GONCALVEZ, TENENTE EDEGAR, SARGENTEANTE PAULO SERGIO, CABO TADEU, SGT MOURAO, e outros, turma boa alguns amigos da epoca, SD Benevides, Sd Barros, etc.... Comand do Batalhao Coronel Almilcar Pires Goncalves, tinha tbm Cap. Shinzato, Cap, Queiroz.

    ResponderExcluir
  68. Eu tive o maior prazer de estar por ai na 3 CIA em 1987 com comandando 1-TENENTE FILLIETAZ, TENENTE GONCALVEZ, TENENTE EDEGAR, SARGENTEANTE PAULO SERGIO, CABO TADEU, SGT MOURAO, e outros, turma boa alguns amigos da epoca, SD Benevides, Sd Barros, etc.... Comand do Batalhao Coronel Almilcar Pires Goncalves, tinha tbm Cap. Shinzato, Cap, Queiroz.

    ResponderExcluir
  69. Pra mim foi uma honra,servir no 4°BIB,SD 781 Marcos Roberto da Cia Comando,NB 90,Armeiro do pelotão de Adm,uma vez Caveira sempre Caveira Boina Preta...
    "ONDE OS MELHORES SÃO APENAS BONS PARA A INFANTARIA"

    ResponderExcluir
  70. Incorporei em 1996 na CCSv do 4° BIB....SD 793 Elenildo....Grandes lembranças fui Cabo até o ano de 1998 depois após um curso de informatica fui transferido para o 3° CTA no cambuci unidade onde permaneci até o inicio de 2001. Hoje mesmo quase 20 anos da minha incorporação recordo de grandes amigos que fiz em quitauna...Cabo de Souza..cabo Claudio Silva...pessoal muito gente boa....SD Quirino que incorporou comigo e foi Cabo também! Esse me salvou no fio amigo no acampamento do básico nunca esqueço!!!! Cabo Cicero mecanico de comunicações esse cara consertava tudo...e claro como não lembrar do Ten Enoque...figura que hoje é Tenente coronel..li uma reportagem em que dizia que ele chegou a ser comandante na missão de paz do Haiti.... Coisas do EB...bons tempos boas lembranças... Uma fez li uma frase que bem verdade e talvez só quem serviu e ficou mais de um ano entenda.....Eu sai do Exército mas o Exército nunca saiu do meu coração!!!! Brasil acima de Tudo!!!! Abs ex. Cabo Elenildo CCsv96....contato elenildobrito2015 @gmail.com...atsap 97080-7215

    ResponderExcluir
  71. Meu amigo de boina do 4 BIB ! Eu prestei serviço militar em 93 na segunda cia Pelopes Ten Negrão sargentos Melquiades , SGt Nivaldo e SGT Edson Sub Comandante de pelotão 2 SGT Ricardo < queria conversar com meus amigos de farda do meu ano mas naum sei como , me da uma luz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa sou gouveia servi na 1 cia em 1993,tento contato com os amigos a tempos
      Saudade lascada,pra mim foi a melhor época da minha vida

      Excluir
  72. VERONESE , EU PRESTEI SERVIÇO COM VC NO ANO DE 1993 EU era do pélopes junto com o Cartolari o Jeferson entre outros , Gostaria que vc ne passa-se o nome dos soldados do nosso ano 1993 . Obrigado meu email nino.foca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. 2Ten Médico Wajman, CCS, 1988. Muitas saudades do nosso Bibão! Era Sub Tenente Estanqueiro. O cara era bravo pra caramba!

    ResponderExcluir
  74. Olá pessoal turma de 1980, sou SD 1594 Nascimento servi na 3 cia terciero pel terceiro esclarecedor comandante 1 Ten Negreiros fizemos embarque e desembarque de hélicoptéro e do blindado 113 bons tempo.
    Um abraço para todos uma vez boina preta sempre boina preta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Nascimento lembra de mim SD. 1604 Tadeu servimos juntos que época boa que deixou saudades lembra dos NB que ficaram na 3 baixa com nós correia Ivo luz

      Excluir
  75. 1967 - CCSv - 4º Regimento de Infantaria - Almeida - e-mail arba-il@ig.com.br
    que tal um aperto de mãos e o cumprimento de estilo.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia senhores, alguém tem alguma informação sobre a introdução de artes marciais no 4º BIB em 1972, diz que foi criado até um monumento em agradecimento ao grão mestre Park. segue texto da pesquisa: Apresentado por um grupo de Aikido, foi convidado pelo Exército Brasileiro a introduzir o HAPKIDO como parte de treinamento de um grupo especial das Forças Armadas Nacional, mais precisamente no 2º G Can 90 AAé (2º Grupo de Canhões 90 anti-aéreos) – Quitaúna – Osasco/SP, Classe 1972. Também conhecido como 4º RI/BIB (4º Regimento de Infantaria/4º Batalhão de Infantaria Blindada). Por entileza, se alguém tiver alguma informação poderiam me enviar? oliveira_itu@hotmail.com estou fazendo um trabalho para graduação e meu tema é relacionado a este fato. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  77. Um grande abraço a todos os Infantes, sou da turma de 1980, Sd 1123 Ferreira.

    ResponderExcluir
  78. Um grande abraço a todos os Infantes, sou da turma de 1980, Sd 1123 Ferreira.

    ResponderExcluir
  79. Muito orgulho de ter servido no 4º BIB em 1993, na 3ª de FZO.

    Abraço a todos.

    Sd. 533 - Eduardo
    luiz2000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Turma de 1997, 2 cia, CMT ten bouças, CMT batalhão cel guerreiro.
    Sou SD Ferreira também conhecido como galo, situação das facadas na guarda estação rádio em março de 1998.
    Whatsapps 98554-4248.
    Pode chamar, será uma satisfação.

    ResponderExcluir
  81. Turma de 1997, 2 cia, CMT ten bouças, CMT batalhão cel guerreiro.
    Sou SD Ferreira também conhecido como galo, situação das facadas na guarda estação rádio em março de 1998.
    Whatsapps 98554-4248.
    Pode chamar, será uma satisfação.

    ResponderExcluir
  82. INFANTARIA
    GILVAN SD 1280 3 CIA 1982 ( MOTORISTA CAMINHAO EB60)
    SAUDADES NOSSOS COLEGAS INFANTES ABRAÇOS A CALIXTO E CORREA QUE POSTARAM MENSAGEM.
    HOJE MORANDO EM NATAl/RN , tenho fotos, podemos trocar via whats.
    gilvansilvestre0510@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. INFANTARIA
    GILVAN SD 1280 3 CIA 1982 ( MOTORISTA CAMINHAO EB60)
    SAUDADES NOSSOS COLEGAS INFANTES ABRAÇOS A CALIXTO E CORREA QUE POSTARAM MENSAGEM.
    HOJE MORANDO EM NATAl/RN , tenho fotos, podemos trocar via whats.
    gilvansilvestre0510@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. E ai Nascimento como é bom saber que vc se recorda dos bons tempo sou o sd.tadeu 1604 boas recordações abraços

    ResponderExcluir
  85. servi 82 4 bib 1 compania sol 1098 vitorio mais conhesido como demonio da 1 cia motorista mecanico ten breda silva braga sag ricardo cab do carmo cab marcos cab chagas oterror do bib era o ten roni comando luiz algusto guadalupe saudade de todos estarei no encomtro dos veteranos 2016

    ResponderExcluir
  86. Uma informação triste , a KIOKO, eterna fotografa do nosso Batalhão, faleceu nesse mês de setembro/2016 aos 85 anos! Graças a ela todos nós temos muitas recordações do nosso tempo de caserna, Aqui nossos sentimentos!! CB CLAUDIO SILVA - NB 94 a 2003

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus sentimentos sd 740 André 2 cia ano 90

      Excluir
  87. BOA PESSOAL QUEM TIVER SERVIDO NO ANO DE 2004 4BIB ME ADICIONEM NO FACE ANDRE LUIZ MATOS DE OLIVEIRA SD 774 MATOS BONS TEMPOS AQUELE COMO DIZIAMOS FACA NA CAVEIRA
    SEMPRA PRONTA BOINAS PRETAS
    CADE OS LOKO
    SD GOBO
    SD TIAGO
    SD NUNES
    CB MARCELO
    SGT AMORIM
    SGT MARCELO
    SGT GUSTAVO
    ENTRE OUTROS QUE NÃO ME RECORDO DIREITO O NOME ME PROCUREM NO FACE OU MANDE EMAIL PARA ANDREPEDAGOGIA2016@BOL.COM.BR
    ESPERO REVER ALGUNS AMIGOS E RELEMBRAR OS TEMPO BONS SEMPRE PRONTA BRASIL...

    ResponderExcluir
  88. Olá Pessoal da 2ª Cia de Fuzileiros, Sd Marcos Vinicios, nosso comandante foi Cap Castro, era do Primeiro pelotão pelópes, Ten Giovanni, depois, Ten Queiroz depois, Ten Pimentel. Se tiver alguém da turma de 89 e noventa gostaria de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos servimos juntos. Aqui é 3º sgt verdile pelo pescoço tudo bem?

      Excluir
    2. Boa noite, fui sargento da 1 cia, me lembro que te chamei para a mobilização de 94, vc morava no Taboão da Serra.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá tudo bom? perfeitamente! Estive na mobilização de 94 sim... você como está? Satisfação falar contigo.

      Excluir
  89. Cade o pessoal que serviu na 1ªCia operacional do 4ºBIB em 1974, sou o Soares 702, gostaria muito de reencontrar os velhos amigos.

    ResponderExcluir
  90. Soares 702 servi em 1974 1ªcia operacional do 4ºBIB Quitauna se tiver alguem que serviu comigo deixe recado meu email ,,e est.xingu01@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Verdadeiros guerreiros, eu sou o Robson ( Ursolão ) servi em 92 na CIA de Apoio com ten Martucceli , aspirante Ryo , soldado Vaz, Henrique, Willians, éramos dá 3 peça de morteiro pesado , eu era atirador de peça, saudades do meu pelotão, dos amigos, sagento Vladimir! CIA de Apoio Dragão!!!

    ResponderExcluir
  92. Cadê os NB dá turma de 80 sou SD Tadeu 3 CIA hoje agradeço o que aprendi no quertel disciplina respeito cumpri os compromissos, não é um ano perdido é ganho de um ano que pouco tem o previlegio de ter abraços aos veteranos de farda

    ResponderExcluir
  93. Cadê os NB dá turma de 80 sou SD Tadeu 3 CIA hoje agradeço o que aprendi no quertel disciplina respeito cumpri os compromissos, não é um ano perdido é ganho de um ano que pouco tem o previlegio de ter abraços aos veteranos de farda

    ResponderExcluir
  94. Alguem desta pagina que serviu em 1978 4 BIB 2 CIA com ten Queirós como comandate

    ResponderExcluir
  95. Alguem desta pagina que serviu em 1978 4 BIB 2 CIA com ten Queirós como comandate

    ResponderExcluir
  96. Ola guerreiros, na época 3 Sgt Ignacio do PMT , viajei no passado lendo as mensagens, muito bom ,servi no 4° BIB de 83 a 92 , na reserva como 1° Ten, abraço fraterno ✋👊

    ResponderExcluir
  97. boa tarde a todos sou da turma de 81 2 companhia pelotão de apoio soldado 610 nivaldo baina preta sempre

    ResponderExcluir
  98. boa tarde a todos sou da turma de 81 2 companhia pelotão de apoio soldado 610 nivaldo baina preta sempre

    ResponderExcluir
  99. Sou o soldado Moreira de1987 2 companhia e Pelopes vulgo ,Loko

    ResponderExcluir
  100. Sou , Soldado Moreira de 1987 2 CIA e pelopeiro ,vulgo ( Loko )

    ResponderExcluir
  101. Soldado 1815 Ibelli 002 combatente
    1972 COMECEI NO 4° RI E TERMINEI O ANO NO 4° BIB FUI DA TERCEIRA COMPANHIA SEGUNDO PELOTÃO PASSEI TRÊS DIAS NO PORTO DE SANTOS JUNTO COM O TENENTE ALZEMIR PARA TRAZER OS CARROS BLINDADOS QUE CHEGARAM EM QUITAUNA DE TREM. Será que tem alguém dessa época 1972 quando tudo começou.

    ResponderExcluir
  102. olá sou cabo duarte servi de 1985 a 1986 1 cia de fuzileiros, gostaria de informações e noticias dos velhos amigos fone 947754229 whatsapp

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Sou o SD 1005, Marcio, Pelotão de Apoio da 1ª Cia FZO/BLD no ano de 1988!
    Saudades daquele tempo, muita gente boa. Tive o privilégio de conhecer vários combatentes. Sinto falta da representatividade aqui nesse espaço!!!
    Um grande abraço a todos!

    MALDITA, PEÇONHENTA, FURACÃO A MELHOR DO BATALHÃO!!!!

    WhatsApp: 11 94921-2442
    marcioasilva1969@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. SD 1872 Cassara cia de apoio 1989 boina preta sempre até a morte e até no inferno abraços companheiros co Ive ore retama

    ResponderExcluir