2 de novembro de 2010

História do 4º BIB

História do 4º BIB


 
O 4º BIB "Regimento Raposo Tavares" tem sua origem no dia 03 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, nas Companhia de Dragões (CAV) e Companhia de Leais Cuiabanas, do Mato Grosso. Após sucessivas transformações, foi denominado, também, como 4º Corpo de Artilharia de Posição, 2º Corpo de Artilharia de Posição, 5º Batalhão de Artilharia a pé e 2º Batalhão de Fuzileiros.
Já em princípios do Séc. XX, agora chamado de 2º Batalhão de Infantaria, incorporou as tropas não menos conhecidas dos 39º, 27º e 34º Batalhões de Infantaria, dando origem aos 10º Btl / 4º RI (2º BI), 11º Btl / 4º RI (39º BI) e 12º Btl / 4º RI (27º e 34º), células formadoras do 4º REGIMENTO DE INFANTARIA, inicialmente sediado em Curitiba, no Paraná.
Suas unidades formadoras traziam em sua bagagem as mais imponentes tradições guerreiras, com destaque para as ações de Farrapos, Passo do Rosário, Caií, Uruguaiana, Tala Corá, Passo da Pátria, Passo Cidra, Tuiti, Punta Naró, Carapá, Curupaiti, Tayí, Potrero Obella, Avahy, Lomas Valentinas, Acosta, Piribebuí, Caraguataí, Campo Grande, Cerro Corá, Canudos e Contestado.
Em 1919, o 4º RI foi desmembrado em três Batalhões, os quais foram transferidos para as terras paulistas de Araraquara e São Carlos.
Em 1923, já em QUITAÚNA, o 4º RI incorporou tropas do 4º Batalhão de Caçadores, que teve, como antecessores, o 43º Batalhão de Caçadores, o 15º Regimento de Infantaria, o 19º Batalhão de Infantaria, o 19º Batalhão de Caçadores, o Batalhão de Caçadores da Guarnição de Mato Grosso, o Corpo Fixo de Caçadores, o Batalhão de Caçadores Provisório de Mato Grosso, e o Corpo de Ligeiros de Mato Grosso (este último teve origem em duas organizações militares, a Companhia de Pedestres de Mato Grosso, criada em 30 de agosto de 1831, e a Legião do Mato Grosso, de 22 de janeiro de 1818, que havia sido formada pelas Companhias de Dragões (Cavalaria) e Leais Cuiabanos (Infantes), cujas datas de criação não são conhecidas, por atingirem um período oitocentista.
No século XX, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da 2ª Guerra Mundial e da Revolução Democrática de 31 de Março de 1964, e forneceu contingentes para Forças de Paz da ONU nas missões de Suez, no Egito, e de São Domingos, na América Central.
Em 1972, o 4º Regimento de Infantaria foi transformado em 4º Batalhão de Infantaria Blindado, tornando-se guardião das tradições guerreiras daquele Regimento, de seu estandarte histórico e do nome de seu patrono.
O Aquartelamento de Duque de Caxias, sede atual do 4º BIB, foi construído nos anos de 1921/22, em Quitaúna, durante o Ministério de Pandiá Calógeras, Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, em terras outrora pertencentes ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares.
Endereço: Avenida dos Autonomistas, s/n
Bairro
 : Quitauna
Cidade
 : Osasco
UF
 : SP
CEP
 : 06194-060
Telefone:
 (11) 3608-7645, 3608-4511, 3608-4522 


Soldado Filho...

32 comentários:

  1. É UM PRAZER ENORME RELEMBRAR, Fui da 1 CIA DE FUZILEIROS E 1 PELOTÃO ATIRADOR DE PONTO 50MM TENHO MUITA SAUDADE DOS MEUS COMPANHEIROS E FOI A MAIS IMPORTANTE PARTE DA HISTORIA DA MINHA VIDA TENHO ORGULHO DE FAZER PARTE DESTA HISTORIA

    ResponderExcluir
  2. Servi na Cia de Comando em 1983 e gostaria de entrar em contato com quem serviu nesse ano.abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro, tbem servi neste ano......entrei no 80 e sai no ano 84, servi na 1ª Cia e pertencia do pelotão "PELOPES"

      Excluir
    2. Sd. Lucas, companheiro servi neste Batalhão no ano de 80 e sai em 84.......Comandante do Batalhão na época Cel. Santos e da Cia a qual pertencia Cap. Villela...........tenho muita recordação neste Batalhão época que vimos e aprendemos muito..........neste período, quem lembra da Guerra das Malvinas, território das fronteiras do Brasil, qdo a Argentina estava travando uma guerra........

      Excluir
    3. Olá amigos guerreiros, sou o sd. Pinheiro 1300, servi na 1cia,quero entrar em contato com tds.
      tenho muitas saudades; Cardoso,Meneses,Washington,Bernardes.cap. Vilela, ten. Neri Asp.Luiz Fernandes, sei que fui muito alterado, peguei algumas trancas, mais graças a Deus consegui manter a cadencia, Hoje sou aposentado.tenho uma bela familia. moro no rio, tel.21 27516551.

      Excluir
    4. OLÁ, COMPANHEIROS SOU O SD. PINHEIRO SOU DE 1980, DA 1 CIA, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS, FICO COM O CORAÇAO DOENDO SÓ DE LEMBRAR DE TUDO E DE TDS
      TENHO MUITO ORGULHO SÓ DE LEMBRAR QUE FUI INFANTE, ERA ALTERADO, MAIS FIZ MUITAS AMIZADES, HOJE SOU APOSENTADO, CARDOSO,MENESES ME LIGAM;21 27516551 O QUE ACONTECEU, VCS, ME ABANDONARAM ALGUEM ME PROCURA POR FAVOR SINTO MUITA FALTA DE VCS. CAP. DA MINHA CIA ERA VILELA TEN. NERI , APRENDI MUITAS COISAS NA VIDA GRAÇAS A ELES TENHO O BIB NAS VEIAS ATÉ HOJE, SENTI MUITO A MORTE DO TEN. PALMERI, PESAMOS PARA O SEU SOBRINHO.CAB ALVES TE AMO ATE HOJE. APRENDI MUITO COM VC.

      Excluir
    5. OLÁ, COMPANHEIROS SOU O SD. PINHEIRO SOU DE 1980, DA 1 CIA, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS, FICO COM O CORAÇAO DOENDO SÓ DE LEMBRAR DE TUDO E DE TDS
      TENHO MUITO ORGULHO SÓ DE LEMBRAR QUE FUI INFANTE, ERA ALTERADO, MAIS FIZ MUITAS AMIZADES, HOJE SOU APOSENTADO, CARDOSO,MENESES ME LIGAM;21 27516551 O QUE ACONTECEU, VCS, ME ABANDONARAM ALGUEM ME PROCURA POR FAVOR SINTO MUITA FALTA DE VCS. CAP. DA MINHA CIA ERA VILELA TEN. NERI , APRENDI MUITAS COISAS NA VIDA GRAÇAS A ELES TENHO O BIB NAS VEIAS ATÉ HOJE, SENTI MUITO A MORTE DO TEN. PALMERI, PESAMOS PARA O SEU SOBRINHO.CAB ALVES TE AMO ATE HOJE. APRENDI MUITO COM VC.

      Excluir
    6. Steter meu amigo, sou o Alberto, 408, lembra? Formamos um trio de amigos, eu vc e o Cerezo. Entre em contato comigo. levitaalberto2008@hotmail.com.

      Excluir
  3. servi nesta unidade ou aqurtelamento em 1986, 3 CIA, sd Fernando 1307, atirador de FAP, ao comando do tenente Rubens, e tenete Morais, que tempo bom , sgt Leme , e tantas outras figurassas que jamais sairam da minha cabeça, historias inesqueciveis que só quem teve o prazer ou desprazer de servir no Bibão ira lembrar para sempre um abraco forte a todos da minha CIA e de todo o aquartelamento, do meu ano e de todos os outros anos e os que estão vivendo este momento agora, aproveitem o máximo que isso com certeza um dia vai trazer saudades sem tamanho a vcs abraço GUERREIROS "Somos da terceira da força da raça do CÃO " kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande nandão, sou o sd. dos santos, 1308, lembra???

      Excluir

  4. Meu pai ANTONIO LACERDA serviu na década de 40 no antigo 4o. RI. Eu gostaria de saber como poderei obter registros dele do exército.
    Obrigado. Dijalma Lacerda. dijalmalacerda@dijalmalacerda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, boa noite, e para você é uma noite de sorte.
    Quando servi no 4° BIB, fui Bibliotecário na Biblioteca do Quartel, que fica no prédio principal, logo na entrada, lado direito. Vá até lá ou ligue, hoje já não é RI, nem BIB, é 4° BIL.
    Uma vez dentro da biblioteca, haverá diversos álbuns com fotos e documentos antigos do quartel, peça ao Soldado Bibliotecário para lhe ajudar nas pesquisas, com certeza, você encontrará o que procura.
    Abraços e obrigado pela visita.
    4º Batalhão de Infantaria Leve. Contato. Avenida dos Autonomistas, S/N - Quitaúna Osasco SP 06194-060. (0xx11) 3608-4511. http://www.4bil.eb.mil.br ...

    ResponderExcluir
  6. 1983, 1ª Cia de Guerra, Cmt. Ten. Cel Abraão. Jonas, era meu nome de guerra. Pertencia ao 3º pelotão, 3º esclarecedor, ao cmd. do amigo, sgt. Ricardo. Ten. Silva Braga, cmt de Cia, gente finíssima. Sinto muita saudade e tenho boas recordações do meu tempo de caserna, deixei e fiz muitos amigos ali. alguns revi, outros não os pude ver mais.
    lindas recordações dos acampamentos, dos serviços de guarda, da ed. física, instruções,...,. sinto saudades e sempre recordo do amigo, sd. Bueno, que cedo se foi em um inesperado acidente de transito vindo ao quartel, o Senhor lhe de bom descanso. um abraço a todos, principalmente ao pessoal que servimos juntos na 1ª cia, 1983. Uma vez infante, sempre infante. Brasil acima de tudo. E do Senhor é a guerra, ele dará vitória ao EB. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jonas, servimos juntos e até hoje ainda me recordo do funeral do Bueno, ainda ouço o toque da corneta e o canto do nosso hino. Sou o 408 Alberto, depois Cb, Que época maravilhosa que tivemos, nosso cmt Serafin Angelo da Costa Abraão, nosso Cmt de Cia Ten Silva Braga, meu Cmt de Pel, o endemoniado Ten Mariano. Me especializei como atirador de .50, muitas recordações. Abraço.

      Excluir
    2. Servi como cassineiro no cassino dos oficiais! Meu nome de guerra era Jeferson! Lembro do Bueno, sujeito carismático, baixinho, vivia no cassino pedindo algo pra comer! Esse episódio marcou a todos nós do 4o BIB.

      Excluir
  7. Boa tarde amigos. Servi no 4. BIB em 1987, na Cia de Cmdo e Serviços. Infelizmente, por motivo de força maior, não possuo nenhuma foto daquela época, era o SD 633, Antonio. Gostaria de alguma fotografia daquela época com amigos. Abraços.....Marco Antonio. marcodesouza1257@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado souza tudo bem com vc eu sou o Dos Santos servi na 1 companhia2 Pelotão do Ten. Lysias da Silva

      Excluir
  8. Bom dia. Servi no 4ºBIB em 1987, 1ª Cia nº 294 (TEIXEIRA), quem me conheceu lá pode mandar e-mail (gestor.cond@gmail.com). Tenho saudades dessa época, até hoje sonho que estou voltando pra lá, não sei se é sonho ou pesadelo!! Parece que esse período fica marcado no nosso cérebro como disco riscado. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo Teixeira eu sou o Dos Santos servi na 1° Companhia 2° Pelotão de Fuzileiros do Ten. Lysias.
      Saudades daquela época principalmente dos AMIGOS

      Excluir
  9. boa tarde a todos fui soldado n 1@ cia fzo no ano de 1980, meu numero era 1367 o girafinha, tenho muitas lembranças, procuro pelo sd finotti,

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Sou o 408 Alberto, servi ns 1 cia. 1 Ten Silva Braga. Fiz CFC com o Carneiro. Procuro pelos amigos Cerezo, Stetiner, Assis, Morgado, Martins, Gusmão.. ..etc.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,servi na cia de apoio no ano de 1986...cia do ten nolasco....sou o boina preta sd 1397 sd vitalino...se algum amigo quiser me encontrar,,,deixo meu contato...karlosjbb@gmail.com tel 940183948....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vital,( minhocão ), eu me lembro bem de vc, sou o SD Possani 1416,hoje eu sou PM logo estarei me aposentando, e mesmo velho me lembro de quase todos daquela cia, as vezes até confundo as histórias antigas do BIB e da PM.

      Excluir
    2. MEU EMAIL É possani97@hoptmail.com

      Excluir
  12. Olá pessoal, servi na 1° CIA em 1979 meu número era 685 Fernandes e o comandante era o capitão Fernando. Quem quiser se comunicar meu e-mail é mardoqueu.fernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA, MEU NOME E MARQUES.
    EU FUI SOLDADO DO 4 BIB DE OSASCO EM 1986.
    NA ÉPOCA O COMANDANTE ERA O CAPITÃO DE SOUZA.
    TINHA UM AMIGO MUITO BACANA CHAMADO SD ANTONINI.
    TRABALHEI NA ÁREA ADMINISTRATIVA COM O APARECIDO E O BENTO.
    ME LEMBRO MUITO DO CHIARELLA, JULIO DESENHISTA, EMILIANO, SGT BUENO, ETC
    ERA UMA TURMA MUITO LEGAL E DE PESSOAS ESPECIAIS.
    SE ALGUÉM QUISER ME PROCURAR MEU CONTATO E MARQUES@MONTEMORIMOBILIARIA.COM.BR

    ResponderExcluir
  14. Ola...
    Saudade múltiplas....
    Fui... conscrito em 1996... depois do juramento a nossa bandeira me tornei soldado do 4o BIB - Batalhão de Infantaria Blindada... 4o BIB
    Logo me ingressando na CIA de CMDO..... Onde fiquei lotado na PEL DE MORTEIRO...sobre o comando do TEN FELIX ... do 3o SGT não me lembro exatamente o nome... mas nós o chamávamos de SGT Garcia.... Tínhamos também o comando de vários TEN... 1o RA e 2o RA ....
    E sobre nós da CIA tínhamos o Capitão Joamar…austero e senhor das decisões.
    No Comando Maior... haviam... que eu me lembre o CEL Comandante POVOA... onde morava na vila militar... pintei várias paredes... vários muros e cuidei de jardins nestas inúmeras casas...
    Tive a oportunidade de trocar a Escala de Serviço como guarda pelo alojamento ou guarda do Portão das Armas...ou do Paiol... da Guarda 2 e outras portas do Quartel por outras atividades. Uma vez que a 4a Parte do Boletim não houvesse uma pena para mim em função da Disciplina. e quando se cantava a 4ª parte.. Procurava uma forma de estabelecer um contato com um SD engajado que cuidava do Cassino dos SGT... E dos Oficias.
    Lá em lavava tantos pratos e tantos talheres até altas da madrugada em troca de um prato com um bife, arroz e feijão, pois a comida do Rancho... só tinha Frango Atropelado e Batata Cozida com Carne.
    OOOO meu Deus... toda que que o CMD da CIA passava o momento da leitura do BOL.… vinha... .1a Parte... 2a Parte...3a Parte... e por último 4a PARTE... JUSTIÇA E DISCIPLICA e vinha... a história.... ' FICA SOLDADO 1492... E bla ... bla... bla...VIREI NB.… ou seja... NÚCLEO BASE. Para quem não sabe ou nem nunca ouvir dizer.... Estaria convidado a sair ou deixar o Serviço Militar na condição da 3a Baixa... 'A FAMOSA ULTIMA BAIXA'...
    Neste momento havia um 3º SGT que me convidou para trabalhar no S3... para desenhar o Cerificado de Conclusão de Sargento o ‘CFS’ ... onde fiquei praticamente 2 meses fora da Escala de Serviço...
    Em paralelo a essa condição....Houve um período que abriram cursos para CFC e CFS. Optei pelo 1o.… após várias condições de exames.... Práticos... físicos e de apostilas... consegui ganhar meus “dois macarrõezinhos', isto é.… consegui ganhar a identificação de Cabo do Exército.
    Já na condição de Cabo do Exército, fui transferido para outra Companhia... a 1a CIA DE FUZILEIROS...Claro que isso geograficamente estávamos dentro do mesmo aquartelamento.
    E.… lá me tornei Cabo da 1a CIA de Fuzileiros.
    Pela minha habilidade já trabalhado pela Estado Maior como datilógrafo... pense…hoje... datilografo !!!... Fui convidado pelo 1o SGT da Sargenteação a administrar a emissão do Boletins... que no final do dia deveria ser enviado ao Estado Maior... assim como todas as atividades da CIA, inclusive os critérios para a organização da Escala de Serviço. Tanto as Pretas como as Vermelhas….
    Olha... são tantas e tantas histórias.... Sem falarmos no trem militar que saia da Estação da Luz com Destino a Barueri....Dos cartões de Corte de Cabelo que tinham validades de 15 dias... e por ai vai....
    Hoje tenho umas imensas saudades...tanto que a condição do comportamento sério...que agregaram em minha vida, dos meus filhos e claro da minha família....
    Estamos aqui para lembrar momentos dignos e ótimos....
    Boa leitura para todos vocês….
    Meu contato para os antigos soldados e todos os outros pertencentes ao ano de 1976 e 1977 e os demais interessados. Fica aqui................ lolosergio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. gostaria de ter noticias do pessoal que serviu na cia de serviço de 1983 no quarto BIB será que tem alguém que ainda tem fotos desta época? sou soldado pires 377. se tiver alguém que ainda relembre desta época poderemos entrar em contato. meu email pires.silveira2016@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Boa noite meu nome é: Marcelo dos Santos Ezique. Servi no Regimento Raposo Tavares no ano de 1987 4° BIB..Na epoca o Comandante era o senhor: Almilcar Pinto da Silva. Ten. Avelar e Ten. Lysias..
    Eu era do 2° Pelotão de Fuzileiros minha função era E5. Muitas saudades daquela época.. Frango atropelado pelo blindado, carne com batata.
    Enfim tinhamos a educação fisica que era exelente, o Taf e o mais importante de tudo a humildade de termos amigos exelentes naquela época..
    Foram 15 acampamentos ao ano e todos com exito gracas a garra e coragem de todos. Saudades do amigos daquela época. Feliz 2020 a todos os Guerreiros

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde sou sd Holanda 514 servi na vcs comandante tenente de Souza saudades do chá brocante do frango com cenoura

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito de conhecer a história do brasão deste regimento. O lado esquerdo é o Brasão dos Couto/Coutinho ou dos Fonseca. Qual seria a relação dessa família com o regimento? Grato.

    ResponderExcluir