Boina Preta sim e com muito orgulho... - 4° Batalhão de Infantaria e Blindados é composto pelas CIAs: 1°, 2°, 3°, Comando, Serviço e Banda, somos todos sim FUZILEIROS, INFANTES e Combatemos com Blindados, sim Senhor... E munido de Boina Preta... Saibam que os Melhores são apenas bons para a INFANTARIA - A Boina Preta não se ganha, conquista-se com sangue e suor... - Uma vez em Estado de Guerra, para o Boina Preta, inimigo na mira, vencido ou capturado, é inimigo morto! Não carregamos bagagens extras, muito menos prisioneiros... Isso é um pouco dos Infantes Boinas Pretas, Filhos do 4° Batalhão de Infantaria e Blindados... Encare o Cão, mas não encare o Infante, pois o Cão perdoa, o Infante NÃO!!! - No dicionário do Infante Blindado a palavra PIEDADE foi apagada DO DICIONÁRIO... - INFANTARIA... BRASIL!!! Boina Preta até a MORTE. Enquanto houver um Soldado do 4° BIB vivo, perdurará a Honra, a Fibra, a Raça e a Astúcia do Boina Preta que um dia se trajou de Verde para Defender as Cores, o Território e o Povo da Nação Brasileira... Com sua VIDA se preciso fosse!!! Isso é Infantaria... Isso é Exercito... Essa é a realidade que paira na mente do Boina Preta em seu dia a dia... CUIDADO...

2 de novembro de 2010

História do 4º BIB

História do 4º BIB


 
O 4º BIB "Regimento Raposo Tavares" tem sua origem no dia 03 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, nas Companhia de Dragões (CAV) e Companhia de Leais Cuiabanas, do Mato Grosso. Após sucessivas transformações, foi denominado, também, como 4º Corpo de Artilharia de Posição, 2º Corpo de Artilharia de Posição, 5º Batalhão de Artilharia a pé e 2º Batalhão de Fuzileiros.
Já em princípios do Séc. XX, agora chamado de 2º Batalhão de Infantaria, incorporou as tropas não menos conhecidas dos 39º, 27º e 34º Batalhões de Infantaria, dando origem aos 10º Btl / 4º RI (2º BI), 11º Btl / 4º RI (39º BI) e 12º Btl / 4º RI (27º e 34º), células formadoras do 4º REGIMENTO DE INFANTARIA, inicialmente sediado em Curitiba, no Paraná.
Suas unidades formadoras traziam em sua bagagem as mais imponentes tradições guerreiras, com destaque para as ações de Farrapos, Passo do Rosário, Caií, Uruguaiana, Tala Corá, Passo da Pátria, Passo Cidra, Tuiti, Punta Naró, Carapá, Curupaiti, Tayí, Potrero Obella, Avahy, Lomas Valentinas, Acosta, Piribebuí, Caraguataí, Campo Grande, Cerro Corá, Canudos e Contestado.
Em 1919, o 4º RI foi desmembrado em três Batalhões, os quais foram transferidos para as terras paulistas de Araraquara e São Carlos.
Em 1923, já em QUITAÚNA, o 4º RI incorporou tropas do 4º Batalhão de Caçadores, que teve, como antecessores, o 43º Batalhão de Caçadores, o 15º Regimento de Infantaria, o 19º Batalhão de Infantaria, o 19º Batalhão de Caçadores, o Batalhão de Caçadores da Guarnição de Mato Grosso, o Corpo Fixo de Caçadores, o Batalhão de Caçadores Provisório de Mato Grosso, e o Corpo de Ligeiros de Mato Grosso (este último teve origem em duas organizações militares, a Companhia de Pedestres de Mato Grosso, criada em 30 de agosto de 1831, e a Legião do Mato Grosso, de 22 de janeiro de 1818, que havia sido formada pelas Companhias de Dragões (Cavalaria) e Leais Cuiabanos (Infantes), cujas datas de criação não são conhecidas, por atingirem um período oitocentista.
No século XX, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da 2ª Guerra Mundial e da Revolução Democrática de 31 de Março de 1964, e forneceu contingentes para Forças de Paz da ONU nas missões de Suez, no Egito, e de São Domingos, na América Central.
Em 1972, o 4º Regimento de Infantaria foi transformado em 4º Batalhão de Infantaria Blindado, tornando-se guardião das tradições guerreiras daquele Regimento, de seu estandarte histórico e do nome de seu patrono.
O Aquartelamento de Duque de Caxias, sede atual do 4º BIB, foi construído nos anos de 1921/22, em Quitaúna, durante o Ministério de Pandiá Calógeras, Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, em terras outrora pertencentes ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares.
Endereço: Avenida dos Autonomistas, s/n
Bairro
 : Quitauna
Cidade
 : Osasco
UF
 : SP
CEP
 : 06194-060
Telefone:
 (11) 3608-7645, 3608-4511, 3608-4522 


Soldado Filho...

22 comentários:

  1. É UM PRAZER ENORME RELEMBRAR, Fui da 1 CIA DE FUZILEIROS E 1 PELOTÃO ATIRADOR DE PONTO 50MM TENHO MUITA SAUDADE DOS MEUS COMPANHEIROS E FOI A MAIS IMPORTANTE PARTE DA HISTORIA DA MINHA VIDA TENHO ORGULHO DE FAZER PARTE DESTA HISTORIA

    ResponderExcluir
  2. Servi na Cia de Comando em 1983 e gostaria de entrar em contato com quem serviu nesse ano.abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro, tbem servi neste ano......entrei no 80 e sai no ano 84, servi na 1ª Cia e pertencia do pelotão "PELOPES"

      Excluir
    2. Sd. Lucas, companheiro servi neste Batalhão no ano de 80 e sai em 84.......Comandante do Batalhão na época Cel. Santos e da Cia a qual pertencia Cap. Villela...........tenho muita recordação neste Batalhão época que vimos e aprendemos muito..........neste período, quem lembra da Guerra das Malvinas, território das fronteiras do Brasil, qdo a Argentina estava travando uma guerra........

      Excluir
    3. Olá amigos guerreiros, sou o sd. Pinheiro 1300, servi na 1cia,quero entrar em contato com tds.
      tenho muitas saudades; Cardoso,Meneses,Washington,Bernardes.cap. Vilela, ten. Neri Asp.Luiz Fernandes, sei que fui muito alterado, peguei algumas trancas, mais graças a Deus consegui manter a cadencia, Hoje sou aposentado.tenho uma bela familia. moro no rio, tel.21 27516551.

      Excluir
    4. OLÁ, COMPANHEIROS SOU O SD. PINHEIRO SOU DE 1980, DA 1 CIA, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS, FICO COM O CORAÇAO DOENDO SÓ DE LEMBRAR DE TUDO E DE TDS
      TENHO MUITO ORGULHO SÓ DE LEMBRAR QUE FUI INFANTE, ERA ALTERADO, MAIS FIZ MUITAS AMIZADES, HOJE SOU APOSENTADO, CARDOSO,MENESES ME LIGAM;21 27516551 O QUE ACONTECEU, VCS, ME ABANDONARAM ALGUEM ME PROCURA POR FAVOR SINTO MUITA FALTA DE VCS. CAP. DA MINHA CIA ERA VILELA TEN. NERI , APRENDI MUITAS COISAS NA VIDA GRAÇAS A ELES TENHO O BIB NAS VEIAS ATÉ HOJE, SENTI MUITO A MORTE DO TEN. PALMERI, PESAMOS PARA O SEU SOBRINHO.CAB ALVES TE AMO ATE HOJE. APRENDI MUITO COM VC.

      Excluir
    5. OLÁ, COMPANHEIROS SOU O SD. PINHEIRO SOU DE 1980, DA 1 CIA, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS, FICO COM O CORAÇAO DOENDO SÓ DE LEMBRAR DE TUDO E DE TDS
      TENHO MUITO ORGULHO SÓ DE LEMBRAR QUE FUI INFANTE, ERA ALTERADO, MAIS FIZ MUITAS AMIZADES, HOJE SOU APOSENTADO, CARDOSO,MENESES ME LIGAM;21 27516551 O QUE ACONTECEU, VCS, ME ABANDONARAM ALGUEM ME PROCURA POR FAVOR SINTO MUITA FALTA DE VCS. CAP. DA MINHA CIA ERA VILELA TEN. NERI , APRENDI MUITAS COISAS NA VIDA GRAÇAS A ELES TENHO O BIB NAS VEIAS ATÉ HOJE, SENTI MUITO A MORTE DO TEN. PALMERI, PESAMOS PARA O SEU SOBRINHO.CAB ALVES TE AMO ATE HOJE. APRENDI MUITO COM VC.

      Excluir
    6. Steter meu amigo, sou o Alberto, 408, lembra? Formamos um trio de amigos, eu vc e o Cerezo. Entre em contato comigo. levitaalberto2008@hotmail.com.

      Excluir
  3. servi nesta unidade ou aqurtelamento em 1986, 3 CIA, sd Fernando 1307, atirador de FAP, ao comando do tenente Rubens, e tenete Morais, que tempo bom , sgt Leme , e tantas outras figurassas que jamais sairam da minha cabeça, historias inesqueciveis que só quem teve o prazer ou desprazer de servir no Bibão ira lembrar para sempre um abraco forte a todos da minha CIA e de todo o aquartelamento, do meu ano e de todos os outros anos e os que estão vivendo este momento agora, aproveitem o máximo que isso com certeza um dia vai trazer saudades sem tamanho a vcs abraço GUERREIROS "Somos da terceira da força da raça do CÃO " kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande nandão, sou o sd. dos santos, 1308, lembra???

      Excluir

  4. Meu pai ANTONIO LACERDA serviu na década de 40 no antigo 4o. RI. Eu gostaria de saber como poderei obter registros dele do exército.
    Obrigado. Dijalma Lacerda. dijalmalacerda@dijalmalacerda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, boa noite, e para você é uma noite de sorte.
    Quando servi no 4° BIB, fui Bibliotecário na Biblioteca do Quartel, que fica no prédio principal, logo na entrada, lado direito. Vá até lá ou ligue, hoje já não é RI, nem BIB, é 4° BIL.
    Uma vez dentro da biblioteca, haverá diversos álbuns com fotos e documentos antigos do quartel, peça ao Soldado Bibliotecário para lhe ajudar nas pesquisas, com certeza, você encontrará o que procura.
    Abraços e obrigado pela visita.
    4º Batalhão de Infantaria Leve. Contato. Avenida dos Autonomistas, S/N - Quitaúna Osasco SP 06194-060. (0xx11) 3608-4511. http://www.4bil.eb.mil.br ...

    ResponderExcluir
  6. 1983, 1ª Cia de Guerra, Cmt. Ten. Cel Abraão. Jonas, era meu nome de guerra. Pertencia ao 3º pelotão, 3º esclarecedor, ao cmd. do amigo, sgt. Ricardo. Ten. Silva Braga, cmt de Cia, gente finíssima. Sinto muita saudade e tenho boas recordações do meu tempo de caserna, deixei e fiz muitos amigos ali. alguns revi, outros não os pude ver mais.
    lindas recordações dos acampamentos, dos serviços de guarda, da ed. física, instruções,...,. sinto saudades e sempre recordo do amigo, sd. Bueno, que cedo se foi em um inesperado acidente de transito vindo ao quartel, o Senhor lhe de bom descanso. um abraço a todos, principalmente ao pessoal que servimos juntos na 1ª cia, 1983. Uma vez infante, sempre infante. Brasil acima de tudo. E do Senhor é a guerra, ele dará vitória ao EB. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jonas, servimos juntos e até hoje ainda me recordo do funeral do Bueno, ainda ouço o toque da corneta e o canto do nosso hino. Sou o 408 Alberto, depois Cb, Que época maravilhosa que tivemos, nosso cmt Serafin Angelo da Costa Abraão, nosso Cmt de Cia Ten Silva Braga, meu Cmt de Pel, o endemoniado Ten Mariano. Me especializei como atirador de .50, muitas recordações. Abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde amigos. Servi no 4. BIB em 1987, na Cia de Cmdo e Serviços. Infelizmente, por motivo de força maior, não possuo nenhuma foto daquela época, era o SD 633, Antonio. Gostaria de alguma fotografia daquela época com amigos. Abraços.....Marco Antonio. marcodesouza1257@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Servi no 4ºBIB em 1987, 1ª Cia nº 294 (TEIXEIRA), quem me conheceu lá pode mandar e-mail (gestor.cond@gmail.com). Tenho saudades dessa época, até hoje sonho que estou voltando pra lá, não sei se é sonho ou pesadelo!! Parece que esse período fica marcado no nosso cérebro como disco riscado. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde a todos fui soldado n 1@ cia fzo no ano de 1980, meu numero era 1367 o girafinha, tenho muitas lembranças, procuro pelo sd finotti,

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Sou o 408 Alberto, servi ns 1 cia. 1 Ten Silva Braga. Fiz CFC com o Carneiro. Procuro pelos amigos Cerezo, Stetiner, Assis, Morgado, Martins, Gusmão.. ..etc.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,servi na cia de apoio no ano de 1986...cia do ten nolasco....sou o boina preta sd 1397 sd vitalino...se algum amigo quiser me encontrar,,,deixo meu contato...karlosjbb@gmail.com tel 940183948....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vital,( minhocão ), eu me lembro bem de vc, sou o SD Possani 1416,hoje eu sou PM logo estarei me aposentando, e mesmo velho me lembro de quase todos daquela cia, as vezes até confundo as histórias antigas do BIB e da PM.

      Excluir
    2. MEU EMAIL É possani97@hoptmail.com

      Excluir