Boina Preta sim e com muito orgulho... - 4° Batalhão de Infantaria e Blindados é composto pelas CIAs: 1°, 2°, 3°, Comando, Serviço e Banda, somos todos sim FUZILEIROS, INFANTES e Combatemos com Blindados, sim Senhor... E munido de Boina Preta... Saibam que os Melhores são apenas bons para a INFANTARIA - A Boina Preta não se ganha, conquista-se com sangue e suor... - Uma vez em Estado de Guerra, para o Boina Preta, inimigo na mira, vencido ou capturado, é inimigo morto! Não carregamos bagagens extras, muito menos prisioneiros... Isso é um pouco dos Infantes Boinas Pretas, Filhos do 4° Batalhão de Infantaria e Blindados... Encare o Cão, mas não encare o Infante, pois o Cão perdoa, o Infante NÃO!!! - No dicionário do Infante Blindado a palavra PIEDADE foi apagada DO DICIONÁRIO... - INFANTARIA... BRASIL!!! Boina Preta até a MORTE. Enquanto houver um Soldado do 4° BIB vivo, perdurará a Honra, a Fibra, a Raça e a Astúcia do Boina Preta que um dia se trajou de Verde para Defender as Cores, o Território e o Povo da Nação Brasileira... Com sua VIDA se preciso fosse!!! Isso é Infantaria... Isso é Exercito... Essa é a realidade que paira na mente do Boina Preta em seu dia a dia... CUIDADO...

2 de novembro de 2010

4º BIB – Tem Tradição Sim Senhor...

4º BIB – Tradição

 
O 4º BIB "Regimento Raposo Tavares" tem sua origem no dia 03 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, nas Companhia de Dragões (CAV) e Companhia de Leais Cuiabanas, do Mato Grosso. Após sucessivas transformações, foi denominado, também, como 4º Corpo de Artilharia de Posição, 2º Corpo de Artilharia de Posição, 5º Batalhão de Artilharia a pé e 2º Batalhão de Fuzileiros.
Já em princípios do Séc. XX, agora chamado de 2º Batalhão de Infantaria, incorporou as tropas não menos conhecidas dos 39º, 27º e 34º Batalhões de Infantaria, dando origem aos 10º Btl / 4º RI (2º BI), 11º Btl / 4º RI (39º BI) e 12º Btl / 4º RI (27º e 34º), células formadoras do 4º REGIMENTO DE INFANTARIA, inicialmente sediado em Curitiba, no Paraná.
Suas unidades formadoras traziam em sua bagagem as mais imponentes tradições guerreiras, com destaque para as ações de Farrapos, Passo do Rosário, Caií, Uruguaiana, Tala Corá, Passo da Pátria, Passo Cidra, Tuiti, Punta Naró, Carapá, Curupaiti, Tayí, Potrero Obella, Avahy, Lomas Valentinas, Acosta, Piribebuí, Caraguataí, Campo Grande, Cerro Corá, Canudos e Contestado.
Em 1919, o 4º RI foi desmembrado em três Batalhões, os quais foram transferidos para as terras paulistas de Araraquara e São Carlos.
Em 1923, já em QUITAÚNA, o 4º RI incorporou tropas do 4º Batalhão de Caçadores, que teve, como antecessores, o 43º Batalhão de Caçadores, o 15º Regimento de Infantaria, o 19º Batalhão de Infantaria, o 19º Batalhão de Caçadores, o Batalhão de Caçadores da Guarnição de Mato Grosso, o Corpo Fixo de Caçadores, o Batalhão de Caçadores Provisório de Mato Grosso, e o Corpo de Ligeiros de Mato Grosso (este último teve origem em duas organizações militares, a Companhia de Pedestres de Mato Grosso, criada em 30 de agosto de 1831, e a Legião do Mato Grosso, de 22 de janeiro de 1818, que havia sido formada pelas Companhias de Dragões (Cavalaria) e Leais Cuiabanos (Infantes), cujas datas de criação não são conhecidas, por atingirem um período oitocentista.
No século XX, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da 2ª Guerra Mundial e da Revolução Democrática de 31 de Março de 1964, e forneceu contingentes para Forças de Paz da ONU nas missões de Suez, no Egito, e de São Domingos, na América Central.
Em 1972, o 4º Regimento de Infantaria foi transformado em 4º Batalhão de Infantaria Blindado, tornando-se guardião das tradições guerreiras daquele Regimento, de seu estandarte histórico e do nome de seu patrono.
O Aquartelamento de Duque de Caxias, sede atual do 4º BIB, foi construído nos anos de 1921/22, em Quitaúna, durante o Ministério de Pandiá Calógeras, Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, em terras outrora pertencentes ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares.
Endereço: Avenida dos Autonomistas, s/n
Bairro
 : Quitauna
Cidade
 : Osasco
UF
 : SP
CEP
 : 06194-060
Telefone:
 (11) 3608-7645, 3608-4511, 3608-4522 


Soldado Filho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário